Há alguns meses passamos por um momento muito difícil em nossas vidas e em nossa cidade. Uma grande tragédia de dimensão gigantesca se abateu sobre nossa cidade levando casas, carros, postes, vias, avenidas e o mais trágico, muitas vidas. Em poucas horas revelou seu fenomenal poder. Deixou-nos completamente impotentes diante de tamanha destruição. O estrago foi tão grande que nossa cidade ainda está com as feridas abertas a clamar por socorro. Feridas que certamente vão demorar para cicatrizar. Perdas que deixaram rastros eternizados na memória... Terríveis cenas que jamais esqueceremos. Tais fenômenos climáticos nos mostram que somos muito fracos e pequenos, e que não estávamos preparados. Apesar de toda nossa fragilidade, das perdas humanas irreparáveis, apesar de tudo, temos que suscitar a esperança de dias melhores e acreditar e lutar para transformar nossas vidas e nossa cidade. Temos também que acreditar em Deus. Somente com a proteção divina, com muita luta, garra, trabalho, determinação, coragem, vontade e união, vamos conseguir vencer e transformar nossa cidade ainda mais bela e melhor para todos.
Toda dificuldade leva a um grande aprendizado e temos que aprender com tudo que aconteceu. Temos que nos tornar mais fortes e arrancar do peito a força necessária para a construção de dias melhores. Temos que ter brio suficiente para encarar de frente essa nova realidade e fazer dela a mola propulsora na renovação de nossa cidade.
Participar dessa reconstrução é um dever de cada um. É um compromisso que cada um tem que assumir para que juntos consigamos reerguer nossa cidade, nossas vidas, nossos sonhos. Temos então que reivindicar de forma consciente do poder público e ir para as ruas quando necessário, cobrar atitudes e ações, bem como a aplicação correta do dinheiro público. Cobrar a realização de obras emergenciais e também apoio ao povo. Merecemos respeito e nossa cidade também. O povo consciente e participativo irá triunfar para a construção de uma cidade digna para todos, para a construção de uma Nova Friburgo restaurada.
Do ponto de vista social, o mais importante é socorrer os desabrigados, as pessoas que perderam suas casas e seus pertences. O aluguel social e a construção de casas populares são importantíssimas, devendo ser a primeira preocupação do governo como medida de extrema necessidade. As obras de contenção de encostas e recuperação de taludes são importantes para prevenir novos deslizamentos e recuperar algumas moradias que ainda estão em áreas de risco.
Do ponto de vista econômico, a cidade tem que estar limpa, com as obras de infraestrutura e contenção e manutenção de encostas resolvidas, com bueiros funcionando, reativando o turismo, o comércio e as indústrias, fazendo a economia de Nova Friburgo movimentar-se, favorecendo a criação de empregos e oportunidades de trabalho para as pessoas. Enfim, muito trabalho pela frente.
Além da crítica, temos que buscar solução para os problemas e se possível não gerar outros.
A beleza de nossa cidade é certamente o reflexo da alma do povo que a habita!
Vamos fazer de cada lágrima a gota necessária para regar a esperança na conquista de dias melhores para todos. Vamos dar as mãos e abraçar Nova Friburgo. Dessa forma, com certeza Nova Friburgo vai voltar a brilhar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário